sábado, 26 de novembro de 2011

INSTRUÇÃO ROTÁRIA

Na reunião ordinária da última quinta-feira, e em face de questionamentos, o companheiro Nei Bonora Coutinho realizou explanação enfatizando artigos do Estatuto e do Regimento Interno de Rotary Internacional, como segue:
ESTATUTO, Artigo Quinto, Seção Dois:  Composição dos Clubes:
a)  O clube será integrado por pessoas adultas, possuidoras de caráter ilibado e de boa reputação comercial, profissional e/ou na comunidade, (1) que sejam proprietários, sócios, diretores ou gerentes de qualquer negócio ou exerçam profissão útil e idônea; ou (2) que desempenhem importantes funções executivas, com ampla autonomia, em qualquer negócio ou profissão útil e idônea; ou (3) que tenham se aposentado de funções descritas nos itens (1) ou (2) acima; ou (4) que sejam líderes comunitários que tenham demonstrado através de envolvimento pessoal em assuntos da comunidade compromisso com o servir e com o Objetivo do Rotary; ou (5) que se enquadrem na definição de ex-participante de programa da Fundação Rotária conforme estabelecida pelo conselho diretor do RI; e com o respectivo lugar de trabalho ou residência na localidade do clube ou em sua proximidade.  O sócio representativo que se mudar da localidade do clube ou de seus arredores poderá permanecer como sócio do clube quando o conselho diretor emitir autorização para tal e quando dito sócio representativo continuar a satisfazer todos os requisitos de afiliação ao clube. [...]
REGIMENTO INTERNO, Artigo Quarto, Seção 4.070, Restrição à Admissão de Sócios:
[...] nenhum clube poderá, independentemente da data de sua admissão ao RI, quer seja por meio de alteração implementada em seus estatutos ou de qualquer outra maneira, impor qualquer limitação à admissão ao seu quadro social de qualquer candidato a sócio com base na raça, sexo, credo ou nacionalidade de referido candidato ou, ainda, impor qualquer condição à admissão do candidato que não esteja de outra maneira prevista neste regimento interno ou nos estatutos do RI.  Qualquer dispositivo dos estatutos de qualquer clube ou qualquer condição que seja imposta, e que entre em conflito com o aqui estabelecido, será considerada nula e sem efeito.
REGIMENTO INTERNO, Artigo Quarto, Seção 4.050.1 e 4050.2, Eligibilidade para a categoria de Sócio Honorário, Direitos e Privilégios:
-  Pessoas que tenham se sobressaído por serviços meritórios em prol do ideal do Rotary; e pessoas consideradas amigas do Rotary em virtude de seu permanente apoio à causa rotária, poderão ser eleitas para a categoria de sócio honorário, em mais de um clube.  A duração do título de sócio das pessoas pertencentes a essa categoria será determinada pelo conselho diretor do clube do qual são sócias.
-  Sócios honorários estão isentos do pagamento da jóia de admissão e das quotas, não têm direito a voto nem podem deter nenhum cargo no clube.  Além disso, não podem deter nenhuma classificação, mas têm o direito de comparecer às reuniões do clube a que estiverem ligados e desfrutam de todos os demais privilégios inerentes à associação.  Sócios honorários não desfrutarão de qualquer benefício ou direitos em outros clubes, exceto o direito de visitá-los sem necessidade de convite de parte de rotarianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário