segunda-feira, 28 de setembro de 2015

MENSAGEM DO PRESIDENTE 2015/2016 K. R. RAVINDRAN

 Prezados rotarianos,

Nos anos 30, Ole Kirk Christiansen, um carpinteiro dinamarquês, tinha uma placa de madeira pendurada na parede onde estava escrito “Det bedste er ikke for godt” (apenas o melhor é bom o suficiente). Hoje, Christiansen é lembrado como o inventor do LEGO, os coloridos tijolinhos de plástico adorados pelas crianças. Mas no começo, seu produto mais conhecido era um pato de madeira – feito com o mais alto padrão de qualidade, construído com madeira envelhecida e coberto com três camadas de verniz incolor. 
A história da empresa LEGO ilustra como Christiansen usou seus patos para ensinar uma lição de qualidade ao seu filho, Godtfred Kirk: Certa noite, quando cheguei no escritório, disse ao meu pai: 

“Tivemos um dia bom, pai. Ganhamos um pouquinho mais”. Ele rebateu: “O que você quer dizer?”. Eu falei: “Bem, acabo de voltar da estação, para onde levei duas caixas dos patinhos de madeira para a cooperativa dinamarquesa. Geralmente colocamos três camadas de verniz, mas como eles eram para a cooperativa, aplicamos apenas duas. Então, economizei um pouquinho para a empresa”. Ele olhou para mim desapontado e disse: “Godtfred, vá buscar as caixas e passe mais uma camada de verniz nos patos. Você só irá dormir depois que tiver terminado, e fará o trabalho sozinho”. Com o papai não havia discussão. E foi assim que eu aprendi uma lição sobre o significado de qualidade.

Hoje, os padrões de qualidade do Grupo LEGO são muito conhecidos e seus produtos são os brinquedos mais populares do mundo: existem 86 peças de LEGO para cada ser humano. Todos reconhecemos que este sucesso está diretamente ligado às práticas da empresa – sua insistência em qualidade, eficiência e inovação. Ao fazer uma comparação com o nosso empenho nas áreas de governança e prestação de contas, percebo que, às vezes, não alcançamos os padrões esperados.

Os líderes do Rotary International, das zonas, dos distritos e dos clubes devem manter os maiores padrões de qualidade no que diz respeito à governança. O presidente e os diretores do RI devem servir aos associados de maneira significativa; os líderes zonais devem fazer com que o investimento do Rotary em sua capacitação valha a pena; os administradores distritais devem demonstrar liderança e se concentrar em transparência na administração e na apresentação dos relatórios financeiros; e os dirigentes dos clubes devem enviar à organização os relatórios exigidos e usar o Rotary Club Central.

Assim como Christiansen se recusou a enviar um produto de qualidade mais baixa aos seus clientes, nós também devemos nos recusar a colocar menos empenho no nosso trabalho. Devemos sempre exigir o melhor de nós mesmos – na nossa vida profissional e, especialmente, no nosso trabalho rotário.

Qual o produto da nossa organização? Não são patos de madeira ou tijolinhos de plástico. Nossos produtos são educação, água, saúde, paz, esperança e a própria vida. Para este trabalho, apenas o melhor é bom o suficiente. Peço a vocês que se lembrem disso e se esforcem ao máximo para 
Serem um Presente para o Mundo.

Atenciosamente,

K.R. Ravindran

Presidente do Rotary International de 2015-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário