segunda-feira, 1 de outubro de 2012

DISCURSO DO PRESIDENTE DO CLUBE EM FACE DO ANIVERSÁRIO DE 45 ANOS DO ROTARY CLUB DE PORTO ALEGRE BEIRA-RIO


                     SENHOR GOVERNADOR FABIANO VARELA DE CARVALHO
                     E ESPOSA EUNICE

AMIGOS PRESIDENTES DE CLUBES, ESPECIALMENTE DO CLUBE PADRINHO, RC PORTO ALEGRE, COMPANHEIRO CLÁUDIO MELLO
PREZADO COMPANHEIRO ARI BERWANGER, COLEGA DE MINISTÉRIO PÚBLICO E AGORA NOSSO COMPANHEIRO.

QUARENTA E CINCO ANOS.  MATURIDADE.  DE PESSOAS E INSTITUIÇÕES.  MAS TAMBÉM MOMENTO DE REFLEXÃO PARA VER O QUE PODE SER MELHORADO.

PAZ ATRAVÉS DO SERVIR É O LEMA DO NOSSO PRESIDENTE SAKUJI TANAKA.  ISSO SIGNIFICA QUE, PARA A PAZ SER ATINGIDA, É NECESSÁRIO ANTES O SERVIR.  OU SEJA, PRIMEIRO É NECESSÁRIA A DISPOSIÇÃO PARA SERVIR, ESTAR SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSÍVEL.  EM SEGUIDA O ATO CONCRETO DE SERVIR.  NÃO APENAS A INTENÇÃO.

O PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DO CLUBE É SINAL DO INTERESSE COLETIVO EM SERVIR.  “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI” NÃO PODE FICAR APENAS NA BELEZA DO LEMA.  PARA TANTO, É NECESSÁRIA A REVITALIZAÇÃO TÃO RECLAMADA PELOS LÍDERES ROTÁRIOS.   NO NOSSO CASO, UM PEQUENO PASSO FOI DADO HOJE COM A POSSE DE ARI BERWANGER, A QUEM SAÚDO PELA CONFIANÇA DEPOSITADA.  E, COM A POSSE DELE, O RC DE PORTO ALEGRE BEIRA-RIO JÁ ULTRAPASSA NO ANO A META PROPOSTA PELO DIRETOR DE R.I. JOSÉ ANTONIO ANTIÓRIO NA ÚLTIMA REVISTA BRASIL ROTÁRIO, DE AUMENTO MÍNIMO DE 3% NO ANO.

OUTRO PASSO SERÁ A ESCOLHA DA ENTIDADE A SER BENEFICIADA POR SUBSÍDIOS EQUIVALENTES, DE MODO A CONTINUAR A PARCERIA COM O ROTARY CLUBE VENEZIA MESTRE TORRE, PARCERIA ESSA QUE PROPORCIONOU UM DOS ÚNICOS, SENÃO O ÚNICO  PROJETO DE SUBSÍDIOS EQUIVALENTES DO DISTRITO 4680 NA GESTÃO PASSADA.  E, MAIS PARA O FIM DO ANO, CONFORME A PROGRAMAÇÃO, TEREMOS A AÇÃO NATALINA COM OS CORREIOS.

SENHOR GOVERNADOR:  CLUBE PEQUENO TEM MENOS POSSIBILIDADES DE DIVISÃO DE TAREFAS PARA NÃO SOBRECARREGAR OS COMPANHEIROS, E NEM SEMPRE CONTA COM TODOS POR UMA RAZÃO OU OUTRA.  FAZEMOS O POSSÍVEL.  POR EXEMPLO, PARTICIPANDO DOS WEBINARS PROPORCIONADOS PELO ROTARY INTERNACIONAL, ALIMENTANDO O BLOG DO CLUBE E TENDO UMA DAS MELHORES FREQUÊNCIAS DO DISTRITO.  POR EXEMPLO, CONFORME A ÚLTIMA CARTA MENSAL DO GOVERNADOR (Nº 2, SETEMBRO DE 2012), EM JULHO O NOSSO CLUBE TEVE 96% DE FREQUÊNCIA, A MAIOR DE TODO O DISTRITO 4680.

MAS HÁ ALGO QUE SABEMOS FAZER BEM.  É AGRADECER. 

PRIMEIRO, AO CLUBE PADRINHO, RC PORTO ALEGRE, AQUI REPRESENTADO POR SEU PRESIDENTE CLÁUDIO MELLO.  ESSE CLUBE, LÁ EM 1967, COM SEUS PRESIDENTES WALDIR PORTO E NELSON CARVALHO DE SOUZA, AVALIZOU A ENTRADA DO BEIRA-RIO EM ROTARY INTERNACIONAL, SENDO GOVERNADOR DO DISTRITO IVO ALFREDO FRANKE.

EM SEGUNDO LUGAR, DEVEMOS AGRADECER AO COMPANHEIRO ALCIDES POZZOBON, QUE É O REMANESCENTE DAQUELA TURMA DE BRAVOS QUE SE DISPÔS A DAR ANDAMENTO AO PROJETO HUMANITÁRIO DE R.I., TENDO SIDO O PRIMEIRO SECRETÁRIO DA GESTÃO DE CHARLES SPRINGER, GALGANDO O POSTO DE PRESIDENTE DE NOSSO CLUBE LOGO NA SEGUNDA GESTÃO.  ALÉM DISSO, BOA PARTE DOS DOCUMENTOS ORIGINAIS DA ÉPOCA ESTÁ SOB A SUA GUARDA.

IGUALMENTE DEVEMOS AGRADECER A PRESENÇA DO ROTARY CLUB PORTO ALEGRE BOM FIM, SEMPRE PRESENTE CONOSCO, E AQUI SAÚDO O SEU PRESIDENTE LUIZ CARLOS FÉLIX.  

NÃO POSSO ESQUECER-ME DE MENCIONAR, ALÉM DO POZZOBON, OS PRESIDENTES DE GESTÕES ANTERIORES DE NOSSO CLUBE, E QUE HOJE AQUI ESTÃO PRESENTES, FIRMES NO APOIO ÀS ATIVIDADES DO CLUBE: O EGD NEI BONORA COUTINHO, O EGD TIRONE MICHELIN, AGENOR CASARIL (AQUI REPRESENTADO PELA CLARI), JOÃO TORRES E GONAR FERNANDES, SEMPRE SOLÍCITOS E HOJE NA SECRETARIA E NA TESOURARIA, RESPECTIVAMENTE, CARMEN BUSATTO E ECILDA HAENSEL.  GRAÇAS AO COMANDO DELES E DOS DEMAIS QUE NÃO PUDERAM ESTAR AQUI, É QUE O CLUBE PÔDE COMPLETAR 45 ANOS, SEM ESQUECER AQUELES QUE AINDA NÃO FORAM PRESIDENTES.

POR FIM, AGRADEÇO AO GOVERNADOR FABIANO E SUA ESPOSA EUNICE PELA DISPOSIÇÃO EM SE DESLOCAREM DE CAMAQUÃ PARA PORTO ALEGRE PARA A VISITA OFICIAL, EXATAMENTE NA COMEMORAÇÃO DESTA DATA TÃO IMPORTANTE PARA O CLUBE.  PARA SIMBOLIZAR O NOSSO AGRADECIMENTO, FAÇO A ENTREGA DE PLACA COMEMORATIVA AO GOVERNADOR, ENQUANTO CLAUDIA, MINHA ESPOSA, FARÁ A ENTREGA DE RECORDAÇÃO PARA EUNICE, MATERIALIZADA EM PORTA-RETRATOS DE SUA AUTORIA, EM MOSAICO.
OBRIGADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário